Você já experimentou conhaque? Se não, vem com a gente que esse post está super completo e descubra algumas curiosidades, marcas e drinks famosos feitos com conhaques que você deveria experimentar. Se ainda não o fez!
Já falamos por aqui, que nossa missão também é abastecer nossos leitores com informações sobre o universo de bebidas, certo? Se não sabia, está sabendo agora.
Desta vez, a estrela é ningúem menos que o Cognac, o Conhaque!
Uma bebida popular entre os franceses e talvez um parente dos vinhos, e que com certeza merece sua total atenção e total curiosidade.
Afinal, o que é conhaque?
Tudo bem se nunca ouviu falar ou não faz ideia que raio de bebida é essa! O mercado de bebidas é bem amplo e junto com as diversas categorias de bebidas, também há diversas possibilidades de marcas para experimentar, por isso, resolvemos tornar a sua procura sobre conhaque mais fácil e compartilhar com vocês, as principais informações para os iniciantes ou curiosos como nós, sobre o conhaque e nossas escolhas de drinks com conhaque para vocês experimentarem.
Fica de olho, no decorrer do texto, iremos compartilhar links de produtos e serviços para vocês aproveitarem uma melhor experiência com o conhaque!
Conteúdo nesta publicação
A História do Conhaque
Falar sobre conhaque e não começar falando sobre a conexão desta bebida com a França é simplesmente impossível!
Isso porque, apesar do conhaque não parecer ter uma história digna de filmes, na realidade ele tem. Inclusive, o nome dado à categoria de bebida chamada como “Cognag”, representa uma região interiorana na França que também se chama, adivinha… Cognac.
(Criatividade)
Assim como o Champagne, onde apenas o vinhos espumantes produzidos com as uvas da região de Champagne na França podem ser considerados como champagnes oficialmente, as bebidas consideradas cognac também carregam a mesma premissa.
Você deve estar se perguntando: O que há de tão especial na região de Cognac?
E agora é a hora de dizermos: Senta que lá vem história…
O conhaque é uma bebida tão antiga quanto tantas outras e os primeiros indícios de produção de conhaque, surgiram a partir do século XVI e ao contrário do que muitos dizem, não foi na França as primeiras produções de conhaque e sim na Holanda.
E como muitas coisas que acontecem na história, acontecem por uma necessidade, com o cognac não foi diferente. Em tempos passados, acreditava-se que destilar bebidas poderia aumentar a durabilidade da mesma. Naquele tempo, no século XVI mais precisamente, os comerciantes preocupavam-se muito que seu “suco de uva fermentado”, vulgo vinho, não durasse uma viagem completa de navio. Foi então que eles começaram a destilar o vinho, pensando em pelo menos obter uma aguardente de uva suave e atraente para consumir durante as longas viagens. (Viajar animadão sem perder o rumo!)
A bebida que eles consideraram aguardente, foi nomeada como “bradewinjn”, termo holandês para vinho queimado e que para os franceses e para o resto do mundo, atualmente, chama-se conhaque.
E a França, onde entra na história?
Segundo as histórias dos apreciadores de conhaques, os barris de “suco de uvas fermentado” dos holandeses, foram comprados na França, e o receio de perder a bebida devido às longas viagens de navio, impulsionaram os comerciantes holandeses a destilar o vinho, e então, produzir o atualmente famoso conhaque.
Tempos depois do começo da produção de conhaques, os viticultores franceses aperfeiçoaram o método de destilação holandês e passaram a produzir o famoso conhaque na região de cognac. Em meados de 1700, as principais destilarias de conhaques estavam estabilizadas na região.
Atualmente, o mercado de produtores de Cognac representa cerca de 200 destilarias, sendo, 3 das 4 destilarias principais, estabilizadas ainda no século XVII, e são responsáveis por mais de 90 % do mercado de cognac norte americano. Já perceberam que tudo que é alcool viaja né?
Aproveita para marcar uma trip em Paris, para já entrar no clima do cognac. Confere só algumas opções de turismo.
Mas afinal, o que é considerado conhaque?!
Conhaque vs. Brandy
Em uma explicação simples e clara, o conhaque nada mais é que uma bebida alcoólica feita a partir da destilação de vinhos franceses, desenvolvidos na região de Cognac na França.
Mas, como sabemos que a curiosidade sempre leva o melhor de nós, separamos algumas características e curiosidades sobre o conhaque, para você entender melhor a bebida.
- O verdadeiro conhaque é o produto de duas destilações do vinho branco somado ao processo de envelhecimento da bebida em barris de carvalho
- O conhaque também é uma bebida destilada com sabor adocicado e rico, com notas de frutas secas, caramelo e xarope, além de ser uma bebida popular entre os apreciadores de charutos
- Normalmente, o teor alcoólico do conhaque é de 40 ABV, mas você pode encontrar algumas marcas com valor superior.
- Grande parte dos produtores de conhaque, utilizam 3 variedades de uvas para produzir a bebida, são elas: Uvas Ugni Blanc, Uvas folle Blanche e Uvas Colombard.
- Clima, topografia, e composição do solo são características determinantes para os produtores de conhaque. Essas características influenciarão diretamente no sabor do vinho através das uvas usadas no processo
- Existem 6 regiões em Cognac ideais para cultivar uvas de qualidade para a produção de conhaque, são elas: Grande-Champagne, Petite-Champagne, Borderies, Fins Bois, Bons Bois e Bois Ordinaires
- As principais marcas referência no mercado de conhaque, são: Hennessy, Courvoisier e Rémy Martin
Pronto, acreditamos que as principais informações e curiosidades sobre o conhaque foram descritas mas… Ainda não explicamos a diferença do conhaque e do Brandy…
Quando falamos que uma bebida é um Brandy, está relacionado a toda bebida alcoólica feita em qualquer lugar no mundo a partir do suco de frutas, fermentado e destilado.
Já o conhaque, deve ser feito com uvas brancas de um dos seis “terroirs”, conjunto de características que influenciarão diretamente no sabor da bebida produzida, diferentes da região de Cognac na França, além de ter que ser destilado por 2x.
Então, na realidade, um conhaque pode ser considerado um Brandy mas, um Brandy nem sempre será um conhaque! (Já pode chamar seu ex de Brandy. Brincadeira!)
Let’s drink!_________________________________________________________________
Tipos de conhaques
Assim como o whisky, a cachaça, o rum e outras categorias de bebidas alcoólicas, o conhaque também é classificado de acordo com o período de envelhecimento da bebida em barris de carvalho.
Dentre as classificações existentes, os mais populares tipos de conhaques, são:
- Conhaque V.S.: O conhaque “V.S.”, é uma abreviação para o termo muito especial para um brandy de conhaque novo, com pelo menos dois anos de envelhecimento em barris de carvalho franceses.
- Conhaque Very Superior Old Pale (V.S.O.P.): Conhecido como “reserve”, o conhaque V.S.O.P. é um brandy com pelo menos 4 anos de envelhecimento.
- Conhaque Extra Old (X.O.): O brandy de conhaque X.O. é uma bebida também para os amantes de conhaque, isso porque, este conhaque passou por pelo menos 10 anos em processo de envelhecimento.
- Conhaque Hors d’âge: Também conhecido como conhaque além da idade, o conhaque Hors d’age é uma versão “premium” da categoria. O processo de envelhecimento deste brandy de conhaque tem pelo menos 30 anos.
Marcas de conhaques
Depois de tantas informações sobre o conhaque, agora, você provavelmente já sabe que existem cerca de 200 destilarias fabricantes de conhaque ao redor do mundo, mas entre elas, você sabe quais são as marcas mais populares?
Confira 3 marcas de conhaque mais populares no Brasil e no mundo!
Conhaque Dreher
Esse conhaque, provavelmente, você já ouviu falar: Conhaque Dreher!
O conhaque Dreher é uma marca brasileira, e claro, não pode ser considerado o legítimo conhaque mas, nem por isso a bebida deixou de ser popular entre o público consumidor de conhaques.
Popular desde a década de 80 no Brasil, o conhaque produzido a partir de cana de açúcar e extratos vegetais de gengibre na região sul do Brasil é uma das marcas do grupo Campari. A bebida que conectou-se com os públicos fiéis de botecos ao redor do Brasil é muito lembrada pelo slogan ícone: “Deu duro, tome um Dreher!”.
Conhaque Domecq
O conhaque Domecq é um brandy latino com muita personalidade desenvolvido na região da Colômbia e que faz jus a categoria de conhaques. (Apesar de fugir a tradição).
O Conhaque Domecq apesar de não ser o original conhaque produzido na França, é um brandy feito a partir de uvas híbridas, conhecidas como uvas Isabella, uma combinação de uma variedade de Vitis vinifera e de Vitis labrusca, as quais proporcionam as seguintes características para o conhaque Domecq:
Aparência: Âmbar cristalino com reflexos dourados
Olfato: Vinho, carvalho, frutos secos e amêndoas.
Melhores harmonizações: Queijos curados, presuntos, chocolate e sobremesas
Grau Alcoólico: 35%
Paladar : Casca de laranja, nozes e baunilha
Conhaque Hennessy
Se você está à procura de um autêntico conhaque, produzido e engarrafado na região de cognac na França, os conhaques desenvolvidos pela marca Hennessy são uma ótima opção!
Hennessy é um dos grandes nomes da categoria de conhaque. A marca está presente desde 1765 e desde então, vem produzindo os mais diversos brandys de conhaque que você possa imaginar.
Inclusive, não poderia deixar de te contar que dá para fazer uma visita incrível nas instalações da Hennessy na França. Andar de barco no rio, fazer degustação e sair de lá trocando as pernas. Confere o Reels da Influencer Kstreetkate, quem sabe você será o próximo a visitar a destilaria da Hennessy na França? Se for volta aqui para contar a sua esperiêcia,combinado?! 😉
As garrafas podem ser personalizadas, até mesmo com escrita no próprio vidro. Para fechar com chave de ouro a parte marketing dessa conversa, tem edição especial em parceria com a monstra da publicidade NBA.
- Checklist do viajante: Descubra como e onde tirar passaporte
- As 7 Maravilhas do Mundo: Os monumentos mais fascinantes do planeta
- Descubra 6 Cidades Espanholas Imperdíveis, de Barcelona a Sevilha!
- O que Levar para Acampar? Confira os 10 Itens essenciais para a sua aventura.
- O que fazer em Gijón Espanha! Prove uma Sidra e explore as Astúrias
Como beber conhaque
O conhaque apesar de não parecer é uma bebida bem versátil quando se trata de misturas, drinks e formas de consumir. Há desde coquetéis com adaptações feitas com conhaque, até os bons e velhos drinks com conhaque puro, tipo a vodka.
Confira algumas sugestões para você melhorar a sua experiência com o conhaque
- Se for apreciar o conhaque como aperitivo, experimente adicionar um pouco de água. A adição de água na bebida em pequena quantidade poderá revelar aromas frutados, florais e picantes, proporcionando uma degustação mais suave.
- Adicionar dois cubos de gelo, diluirá o conhaque lentamente, apresentando uma bebida mais saborosa, com uma menor porcentagem de álcool e mais refrescante.
- Experimente refrigerar o conhaque. A bebida não congelará devido ao alto teor alcoólico mas, tornará o líquido mais viscoso e irá proporcionar uma experiência aveludada durante a degustação. Uii…
- Harmonizar o conhaque com frutos do mar, como: Ostras, lagostas ou Sushi, é uma ótima combinação.
- Opções clássicas entre os amantes do Rémi Martin VSOP são drinks consumidos como aperitivo, com Tônica ou Ginger Ale.
- Se você é do #teamcoquetel, você pode adaptar coquetéis como Manhattan, Tom Collins ou até mesmo o Mojito, com o conhaque. Vale tentar.
Os 4 drinks com conhaque mais populares!
Sidecar
O Sidecar é um coquetel bem a cara do verão!
Uma bebida refrescante e também um dos coquetéis mais famosos feito com conhaque. Para preparar o coquetel Sidecar você precisará de sua escolha de conhaque, licor de laranja, suco de limão, além do açúcar para você fazer uma borda açucarada de respeito e criar uma composição perfeita entre o doce e o azedo no seu coquetel.
É simples e fácil, não há como errar na escolha de drinks com conhaque com o Sidecar.
Aproveita para assistir esse Reels super intuitivo e faça seu coquetel Sidecar em casa 😉
O coquetel French 75 é um coringa que você precisa adaptar e experimentar!
A receita original do coquetel French 75 é feita com Gin mas, há muitas receitas feitas com conhaque, suco de limão, Xarope simples e champagne.
Vale a dica e experimentar a melhor versão de drinks com conhaque, usando a receita do French 75.
O Coquetel French connection é uma opção rápida e saborosa para você experimentar, isso porque, o coquetel leva apenas 2 ingredientes!
A mistura de conhaque com o licor Amaretto, nomeado como French connection confere à bebida um equilíbrio entre a complexidade do conhaque com o sabor adocicado do amaretto, muitas vezes é saboreado como digestivo ou uma bebida noturna.
Sazerac
O coquetel Sazerac é uma das receitas mais antigas de coquetel, além de ser uma bebida popular na cidade norte-americana, Nova Orleans. A bebida pode ser preparada com Conhaque ou whisky, Absinto, açúcar e bitter.
A bebida tem o absinto como um ingrediente surpresa e confere notas de alcaçuz a cada gole durante a degustação.
Depois de tanta história e bebidas, a boca ficou salivando por um drink refrescante. Acho que o Sidecar é uma ótima pedida de drink refrescante, o que acham e qual o seu drink predileto?
😉
E aí, gostou da nossa dica da bebida dos herdeiros e das nossas escolhas de drinks com conhaque? Uma dose de conhaque para nós e enjoy!
*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)
As melhores soluções para viajar!
➡️🟢Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!
➡️🟢 Vai de ônibus ou autocarro? Experimente a Flixbus.
➡️🟢 Hospedagem perfeita? Excelentes opções aqui!
➡️🟢 E não se esqueça do Seguro viagem. Em alguns países é obrigatório! ⚠️
“Na realidade, estou interessado em obter um roteriro personalizado.” Entre em contato com a gente 😀 contato@bonsventosmelevam.com
Hospedagem perfeita? Excelentes opções aqui
E não se esqueça do Seguro viagem!!