“Apenas” a 110 metros abaixo do solo, com formações geológicas milenares e até uma adega de vinho você vai descobrir como e por que visitar a Gruta de Mira de Aire no centro de Portugal. Rola no scroll aí…
Já pega aqui as informações básicas para explorar mais um dia na natureza, porque hoje nossas mãos inquietas e nossa alma de viajante, apontaram para uma forma diferente de celebrar as belezas naturais… Again!
Se você ainda não correu o olho em um dos nossos posts mais recentes sobre umm destino para lá de bonito, aconselhamos você a conferir aquela belezura, aquela praia paradisíaca e escondidinha…
Voltando a nossa dica, neste post tem assunto sobre serra, sobre grutas, onde comer, onde se hospedar e como chegar com o mínimo de gastos possíveis! A nossa estrela é ninguém menos que a gruta de mira de aire!
Tá rolando um ti ti ti sobre este lugar e com toda a razão. A gruta é considerada como uma das sete maravilhas naturais de Portugal e nós como boas fifis (tradução: adoramos uma conversa sobre tudo), compilamos as principais informações para você ir passear, viajar e explorar e ter a melhor experiência. (Voltamos a dizer, gastando o mínimo possível) 👏
Bora descobrir sobre a Gruta de Mira de Aire com a gente? Mas antes, vamos te contar a história toda, porque gostamos de coisas bem feitas por aqui.
Conteúdo nesta publicação
- Centro de Portugal (Mas quase Alentejo!)
- O município de Porto de Mós
- Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
- As Grutas de Mira de Aires
- Informações para às visitas as grutas de mira de aire
- Como chegar a Gruta de Mira de Aire
- Onde se hospedar perto da gruta – Para todos os bolsos!
- Hora de comer – Com preços acessíveis!
- Dica bónus: Grutas por perto para visitar
Centro de Portugal (Mas quase Alentejo!)
Começar a falar sobre a gruta de Mira de Aire sem sinalizar sobre onde especificamente ela está, é quase impossível. Trouxemos a rota completa, para você aproveitar e dar um pulo aqui e outro acolá durante sua exploração turística.
Se você já conhece o Centro de Portugal como a palma da sua mão, rola a barra de pesquisa e já pula para o próximo tópico, fechado?!
Maaaaas antes, deixa eu te contar uma coisa muitoooo engraçada. A divisão de Portugal também pode ser feita em sub- regiões, como se fossem os nossos estados no Brasil, e Gruta Mira Daire fica literalmente há menos de 1km do Alentejo e quase não faz parte da região Centro.
Mas já que a linha que separa centro e alentejo fez curva e não pegou na gruta, vamos falar do centro. 😂
Se pudéssemos descrer o Centro de Portugal, diríamos que é uma região bem eclética, isso porque, você muito provavelmente encontrará um pouco de Portugal como um todo em cada cantinho, cidade, restaurante ou atração turística. Por aqui você encontra cidades costeiras incríveis como: Aveiro, Figueira da Foz, Batalha, Nazaré, Alcobaça, Óbidos, Peniche e Caldas da Rainha, perfeitas para pegar um dia de praia no verão ou um hotel romântico com Spa para o inverno como é caso do Your Hotel & Spa Alcobaça (tem na odisseias e no booking).
Se você gosta mais do sossego, castelos, batalhas medievais e uma boa história, as cidades interioranas e as aldeias históricas do centro são a escolha perfeita. É fácil citar as cidades: Viseu, Guarda, Covilhã, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Tomar, Fátima, Abrantes e Aldeias do Xisto.
É lugar para explorar até não mais ver!
Além de todos esses destinos temos também a Serra da Estrela, inclusive já falamos dela por aqui e você com certeza deveria conhece-la no inverno, já que é um dos destinos mais procurados e é praticamente o único que tem neve e esqui em Portugal.
No resumo da ópera, você encontra destinos para fazer praia, para pegar uma trilha, curtir a natureza e destino para ver neve.
Vamos começar falando que para explorar uma das 7 maravilhas naturais de Portugal na região do centro de Portugal as zonas adjacentes são: Alcobaça, Porto de Mós, Alcanena, Santarém, Torres Novas e Ourém e e toda essa região tem conexão com o parque Natural das serras de aire e candeeiros. Vamos falar um pouco mais do parque mais abaixo!
Bora dar um overview com olhos de turista curioso.
O centro reúne mais de 100 concelhos e a sua “capital”, podemos dizer assim é Coimbra. A amada dos estudantes onde está localizada uma das universidades mais antigas do mundo, a minha linda Universidade de Coimbra fundada em 1290. Segundo consta os dados, é a terceira região mais populosa da terra do Cabral e a segunda mais extensa, cerca de 30% do território português.
Encosta no oceano atlântico, na zona limitrófe da grande Lisboa e vai esbarrar até mesmo em algumas regiões da Espanha (até porque Portugal é um ovo).
Foi aqui na região centro, para ser mais exata em Conímbriga em que os Lusitanos, povos originários, deixaram suas marcas. Com eles romanos, vísigodos, mulçumanos e uma mistura do que veio depois (atualmente eu brasileira <3). Portugal é e sempre foi uma mistura de povos e origens, é importante reconhecer isso na história.
E para fechar com chave de ouro esse papo sério, essa região representa 19% da exportação do país e 18% da economia nacional. Aqui há uma forte movimentação da indústria do agro, frutas, verduras, há também zonas industrias ligadas aos moldes e produções de peças e nada mais nada menos do que um investimento cada vez mais crescente no turismo.
Deixo vocês com esse vídeo. Recomendo assistir:
O município de Porto de Mós
Como a região é grande e precisamos começar a afunilar as nossas informações, já que são muitas também, vamos falar de Porto de Mós. Agarradinho em Leiria!
Porto de Mós é uma vila que compreende parte do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiro, e dizem as más línguas que só tem 24.000 mil habitantes. Dá para saber da vida de todo mundo!
É aqui em Porto de Mós que parei no meio da estrada para tirar uma foto num vilarejo que se chama mendiga. A maturidade é algo que reina por aqui! 😀
E vamos ao ponto, tem turismo para todo o perfil, certo?! E por isso vamos começar pelas opções para aqueles que não podem ver um castelo ou uma construção antiga que é a cara dos livros de história que já querem entrar… E não posso deixar de dizer que o Castelo de Porto de Mós é dos mais bonitos que eu já vi do lado de fora. Parece mesmo um castelo de princesa.
Começamos pelo castelo que já entrega as origens históricas de Portugal! Os críticos de plantão dizem que há influências góticas, renascentistas e militares no castelo de Porto de Mós.
Outrora, o castelo que foi utilizado com a finalidade de vigilância durante a Batalha de Aljubarrota lá em 1385, hoje virou uma atração por si só. Ali você vai encontrar manifestações culturais, exposições, concertos, teatro e conferências nas programações.
E claro, se você quiser conhecer mais sobre a história do castelo e o que se passou por lá nos séculos passados poderá participar de visitas guiadas. Demais né?! Aproveitando o gancho, se você ama um filme medieval, vale a visita no centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, é uma opção interessante para quem gosta de história e quer saber mais sobre o que aconteceu lá pelo castelo.
Se você estiver pronto para essa visita histórica, corre aqui que tem combo de Hotel + ingresso ao centro de interpretação e até uma gruta para você visitar 😉
Além do castelo há outras opções de turismo que você deveria checar, confere só:
- Central das Artes
- Estrada Romana – Alqueidão da Serra
- Fórnea – Chão das Pias
- Lagoa de Alvados;
- Lagoas de Arrimal
- Museu industrial de Artesanal do Textil
- Moinhos do Alqueidão da Serra;
Não poderíamos deixar de falar sobre o turismo ao ar livre. Em Porto de Mós, tem duas opções que tem tudo a ver com este post mas essa é a dica bônus que só vamos te dar no final. 🫢
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Vamos começar com aquela explicação técnica para você revirar os olhos: As serras de Aire e Candeeiros são parte do Maciço Calcário Estremenho (MCE) e do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. O mais incrível deste sistema é que ele é uma cordilheira que atravessa Portugal ao meio desde a Serra de Montejunto, próximo a Lisboa e a zona de Torres Vedras, Cadaval e Alenquer e vai até zona da Serra da Estrela. Incrível não é?
E é em parte, por causa desse formato diagonal deste conjunto de serras, que as chuvas e outros efeitos metereológicos do norte não chegam ao Alentejo, uma região mais seca com características bem próprias e quentes no verão. (A geografia é linda!)
O PNASC, ou parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, é uma área protegida desde o fim da década de 70 e tem características própria devido a sua formação e a forma como a água corre por esta região. Em palavras simples de quem não é especialista, esta é uma região calcária onde a água escorre por zonas específicas e cria um caminho muito próprio por entre os vales e montanhas. Pronto, aqui já começas a fazer teorias da criação sobre as grutas!
Errado não está. 😀Com o tempo, as ações da natureza vão moldando a superfície calcária desta zona criando as grutas, estalagmites e estes nomes legais que a gente não decora.
Das incríveis paisagens dessa região, a maior delas é o Polje de Minde. Lá vou eu explicar.. O polje é o nome mais técnico para uma lagoa, depressão de fundo plano, que excede sua capacidade de absorção da água e tem relação direta com a formação geólogica daquela região. Ou seja, vários rios e fontes de água vão ali parar e em épocas de excesso de água das chuvas, excedendo níveis pluviais esperados, nasce o mar de Minde. Mas isso não é nenhuma novidade para quem conhece a região!
Quando a precipitação diminuí, desaparece o mar!
Teve doido ( como a gente) mergulhand no Polje e compartilhando o que viu.
Outra curiosidade interessante é a presença assíduo do batman. (Chamem lá a autora de otária vá!) Mas os morcegos são os animais mais comuns dessa região, usado até mesmo como símbolo em diversas comunicações. São mais de 100 espécies de aves que por aqui fazem a vida. Para quem gosta de ver aves, águias não faltam.
Sobre plantinhas, a tia aqui sabe que por lá tem alecrim, pimenteira (pimenta-preta ou do reino como falamos na brasilândia) e orquídeas selvagens, dizem que são mais de 25 espécies delas. Seja lá o que isso significa, gostava de ter uma.
E para fechar com chave de ouro, teve dinossauro a dar passeios pelo Parque sim! Foram encontradas pegadas de uma das especíes mais notórias e semelhante aos encontrados na zona da Praia do Ribeiro do Cavalo (falei sobre eles lá no post também). Resumindo, nem só de praia vive um dinossauro, ás vezes é preciso dar uma volta na natureza.
Pode ir visitar o Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra de Aire e ver as pegadas ainda no chão.
As Grutas de Mira de Aires
Posso começar dizendo que as grutas são classificadas como cavidades cársicas? Devida a geólogia do lugar, a água vai infiltrando-se pelas cavidades das montanhas e serras e vai criando “vida” por onde passa. A água é definitivamente um milagre divino, não acham?
Este intemperismo da água, vai abrindo cavidades e galerias esculpidas pela ação da água no tempo. É mesmo um poema da natureza. Na área do parque são catalogadas cerca de 1500 cavidades que sofrem esse efeito. Este local é considerado um imóvel de interesse público e pudera, é lindo de doer e tem uma importância para a fauna, flora e até para a história da vida humana nessa região e no mundo.
Mas não vamos ficar por aqui com meias palavras. Vamos a explicação técnica de como isso tudo acontece e vamos dar nome aos bois, ou substâncias. Neste infográfico aqui em baixo desenvolvido pela própria Gruta, há uma explicação bem estruturada de como acontece a formação destes espaços incríveis. Viva a química!
⬇️
Depois da aula de química, vamos a aula de história…
Em 1947, e quem dá essa data não é o wikipédia – nada contra, os primeiros homens a entrarem na gruta lançaram lá uma corda e encontraram a primeira galeria. Andaram alguns metros e perceberam que a voz deles dava não só eco, mas que havia ali muito para explorar mas não era nem mesmo possível ver. Mais uns dias e lá voltaram com mais cordas e exploraram um pouco mais.
A partir daqui foi só vuco-vuco. Brotou espeleólogo(profissional que estuda as cavidades naturais e os fenomenos) do chão! Mira de aire foi literalmente ocupada e começaram os registos e explorações para documentação e recomendação da área.
- O que Levar para Acampar? Confira os 10 Itens essenciais para a sua aventura.
- O que fazer em Gijón Espanha! Prove uma Sidra e explore as Astúrias
- Roteiro dos Sonhos: explore 5 dos melhores pontos turísticos da Espanha!
- O que visitar em Lisboa em 2, 3 ou 5 dias com dicas indispensáveis!
- 4 das melhores praias espanholas esperam por você!
Dois anos depois, 1949, os estudiosos chegaram a 30 metros de profunidade com toda uma estrutura construída e muitas descobertas. Daí para lá, foi aprimorar metódos, pesquisas e formas de entrar mais e mais pela gruta e pelas salas.
Os espaços e “decorações” foram ganhando nomes, como a fonte das pérolas, a Galeria do Povo e a Galeria Grande, o Rio Negro, O orgão e o Areal.
Foram montados acampamentos dentro da gruta para irem explorando cada vez mais até descobrirem o final, ou talvez, o ponto máximo acessível. Quando toda a escadaria e estrutura com mínima segurança ficou disponível, a gruta foi aberta ao público.
E assim, em 11 de agosto de 1974 a Gruta de Mira de Aire foi aberta para os curiosos e corajosos comos nós pela primeira vez.
No total a Gruta tem 11km!
São 683 degraus de escadas e o maior lance de escadas tem 105 degraus seguidos.
Agora vamos a parte prática!
Informações para às visitas as grutas de mira de aire
Horário da Bilheteria
- De Outubro a Março – das 9h30 às 17h00
- Abril e Maio – das 9h30 às 17h30
- Junho e Setembro – das 9h30 às 18h30
- Julho e Agosto – das 9h30 às 19h00
- 1 de Janeiro – 10h00 às 17h00
Aberto diariamenjte, Incluindo Fins de semana e Feriados à exceção de 25 de Dezembro
( Natal né gente)
Grutas de mira de aire – preços
Tarifário 2023 (preços por pessoa)
- grátis Crianças com idade inferior a 5 anos
- 4,70€ Crianças entre 5 e 11 anos
- 7,80€ Visitantes com idade igual ou superior a 12 anos
- 7,00€ Grupo com um mínimo de 20 pessoas (desde que tirados em conjunto por uma única pessoa)
Consulte sempre o site oficial antes de ir. Preços podem ser alterados há qualquer momento e hora.
Dicas e curiosidades sobre a Gruta de Mira de Aire
- Não é preciso realizar agendamentos! As visitas são feitas na medida em que você for chegando e os grupos se compondo. A não ser que sejam grupos com mais de 20 pessoas ou visitas escolares. Aí precisa ok.
- Não dá para marcar horário da visita. Ou seja, chegue, adquira bilhete e a pessoa responsável do espaço vai te informar que horário começa a próxima ronda 😀
- O tempo médio de duração da visita é de 60 minutos, 1 horinha
- Existe um aplicativo/aplicação com audio guia gratuito em português, inglês, francês, espanhol, alemão, em linguagem gestual e numa versão mais simples para crianças! Adoramos saber que o turismo inclusivo foi considerado.
- Vista uma roupa e principalmente um calçado confortável. São muitas escadas e alguns metros à caminhar que exigem algum conforto.
- Não tem banheiro, casa de banho, WC ou Toillet dentro da gruta. São 60 minutos sem solução para sua necessidade básica. Utilize a sanita antes. Se quiser depois, aí por tua conta. Há instalações adaptadas para pessoas portadoras de deficiência e fraldário.
- Respeite as regras de visitação sobre tocar nas gruta, comer dentro dos espaços de visita e qualquer recomendação de limite de passagem.
- Não pode fumar nada dentro da gruta, nem tabaco normal, nem pendrive, nem vaper, nothing!
- A temperatura média dentro da gruta é de 18ºC e com alguma humidade. São recomendados casacos e proteção para chuva nos meses mais chuvosos. Nossa dica são aqueles casacos impermeáveis. Vão ajudar na quetão do frio que é leve e levar com umas gotinhas de água. (colocar link de produto, casacos de chuva)
- Pode tirar fotos e filmar sem atrapalhar a visita. Não seja o chato que para tudo e atrapalha o grupo a aproveitar.
- Pet Frendly: Esta foi a surpresa mais incrível que eu tive ao descobrir as regras de visita da gruta. O seu animal de estimação pode fazer a visita com você, levando em consideração que outros membros do grupo da visita não se importem. Mas se você tem uma Piton de estimação, acho que não rola levar. Brincadeiras à parte, o bom senso reina, mas o seu bichinho é bem vindo. 🐶
Para visitas com mais de 20 pessoas, o contato para agendar e organizar tudo é este aqui: geral@grutasmiradaire.com
Na envolvente da gruta há algumas atrações que você pode conhecer e que fui pessoalmente, mas é um complemento da visita.
O parque aquático: AquaGruta
Quem foi que disse que a visita à Gruta de Mira de Aire acaba depois de uma ida ao subterrâneo? A mochila tem que ser completa, pelo menos no verão, porque além do casaquinho para visitar a gruta, também pode levar o biquini, a toalha e o protetor solar.
Aberto de junho a setembro, o parque está próximo a saída da gruta e tem piscina de natação, aqualândia infantil, 3 escorregas ou escorregadores de água, o famoso “tobogans”, solário, bar – esplanada e espaços para jogar conversa fora e falar do tempo. E de pano de fundo? A Serra.
Vamos ser sinceros, não é o conceito habitual de super parque aquático que estamos habituados, mas para um dia de lazer depois de uma visita as grutas me parece ótimo.
No Google, a informação é que o parque está fechado por tempor indeterminado e no site oficial diz que não foi aberto em 2023. A recomendação é sempre perguntar e consultar antes.
Como chegar a Gruta de Mira de Aire
Esta pergunta é sempre muito subjetiva, já que o trajeto vai depender sempre de onde você está partindo. Mas primeiro, vamos deixar aqui o endereço oficial:
Av. Dr. Luciano Justo Ramos nº470, 2485-050 Mira de Aire,PORTUGAL
A região é Porto de Mós, centro de Portugal. Nada que você também já não saiba.
- Partindo de Lisboa: São cerca de 110km e você faz com aproximadamente 1h. Lembrando que tem pedágio vulgo portagem pela estrada, ou seja, dinheiro para rodar e combustível. Outra opção comum é ir de Auto-carro até Fátima e de lá ir de Uber ou outro transporte local até a gruta, são cerca de 15km. E mais outra ideia, apesar de ser mais trabalhosa do meu ponto de vista, é ir para Leiria, que é mais a norte e de lá ir de transportes públicos para as Grutas pela Rodoviária do Lis, mas o tempo não compensa, já que dá pouco mais de 1h de Leiria as Grutas e o tempo de Lisboa a Leiria também é maior.
- Partindo do Porto: O rolê, ou melhor, a voltinha é bem parecida. Você pode pegar um autocarro e ir para Fátima, numa viagem de aproximadamente 2h e de lá pegar um uber/Táxi para a gruta. Ou então de carro, percorrer aproximadamente 200km em mais ou menos 2h, vai depender do seu ritmo de viagem e pronto.
O melhor mesmo é sempre alugar um carro e ter a liberdade de rodar e conhecer as regiões próximas.
Let’s travel!_____________________________________________________________
Dica: Jogue no site Rome2Rio o seu ponto de partida e o seu ponto de chegada e veja a melhor rota para você, naquele dia e naquele horário.
Onde se hospedar perto da gruta – Para todos os bolsos!
Se a ideia é aproveitar mais de um dia na região e conhecer mais do que a Gruta, ou ficar descansando por ali mesmo, tem hospedagem com preço bom e com qualidade.
Começo por contar que a própria atração da Gruta oferece um alojamento muito bonitinho chamado Casas da Gruta. São pequenos Bungalows bem simpáticos, que não são de luxo mas com conforto e inseridos na natureza.
Os apartamentos T1 ( um quarto) e T2 (2 quartos) dispõem de sala com kitchenette, frigorifico, placa elétrica, micro-ondas, panelas, talheres e louças. Os T1 tem um quarto com cama de casal e sofá cama de casal na sala, já os T2 tem 1 quarto com cama de casal, 1 quarto com duas camas individuais e 1 sofá cama individual na sala.
A hospedagem é mesmo gerida pela atração e as reservas são feitas diretamente, assim como as normas de hospedes e boas práticas. A melhor parte é que os preços vão desde 33 euros a noite até 100 euros dependendo da época e de qual dos bungalows vai escolher. Mas adianto, é um bom preço para a média de hospedagens deste estilo em Portugal.
Se a sua ideia é aproveitar outro tipo de hospedagem e ir para algo diferente, mais privado, mais afastado, ou seja lá o que tiver em mente, temos algumas sugestões:
1 – Villas de Aire
Classificação do Booking: 9,6 Excepcional
2- Casa Tertúlia
Classificação do Booking: 9,4 Soberbo
3 – Wooden House
Classificação no Booking: 9,2 Soberbo
4 – Cooking and Nature – Emotional Hotel
Classificação do Booking: 8,8 Fabuloso
https://www.odisseias.com/hoteis-e-viagens/experiencia/the-nest-by-cooking-and-nature-4-porto-de-mos-estadia-de-charme/174871 colocar banner dessa promoção – Imagem
Para você que ama uma uma promoção e gosta da opção instagramável, corre aqui e dá um “check” neste pacote da Odisséias do the Nest by cooking and Nature.
E uma opção mais acessível e jovem… #TravelProud
5 – Hi Alvados – Pousada da Juventude
Hora de comer – Com preços acessíveis!
A gruta oferece também um espaço de restaurante (salvo o meu engano se chama restaurante sabores únicos) para quem quiser ficar por lá e já almoçar ou jantar. O horário de almoço é de 12h ás 16h e para o jantar só a serviço com reservas feitas com 24h de antecedência. Aí os detalhes, é combinar!
É uma típica cozinha tradicional portuguesa, por isso espero por menus como Bacalhau, cozido, borregos, grelhados… é ligar e confirmar os detalhes. O cardápio está bem aqui
e os preços vão de prato principal a 8,50 euros a 12,50. São preços ótimos e muito acessíveis tendo em conta os preços praticados em Portugal em zonas turísticas.
Há eventos e jantares que podem ser realizados de forma personalizada e até dentro da gruta. Aí o orçamento é contigo jovem.
Se resolver almoçar por perto, também tem outras opções:
Dica bónus: Grutas por perto para visitar
Grutas de alvados
Como prometemos, aqui vai uma das dicas Bônus.
Trouxemos mais uma opção para você quem sabe, visitar no mesmo dia 2 em 1.
Geologia, exploração subterrâneas e belezas naturais. Isso se resume em grande parte ao que você turista curioso poderá descobrir nas grutas de Alvados.
As grutas de Alvados está localizada também no Parque Natural das serras de aire e candeeiros, constituindo o maciço do calcário estremadura, com grande valor histórico e científico para região do centro de Portugal.
No que se trata de belezas naturais, as grutas de alvados tem lá suas características singulares.
São mais de 300 metros de comprimento em um espaço com largura de até 40 metros e altura de 95 metros. Tudo isso está distribuído em uma sucessão de salas e pequenos lagos desnivelados com vários algares expostos na parte interna da gruta.
É um cenário natural, feito pela própria natureza sem ajuda do homem. Só por isso já vale a pena a ida. Ccontemplar os milagres e beleza da natureza!
Grutas de santo antónio
Essa é outra gruta próxima da gruta de Alvados para você colocar na sua rua rota durante o seu passeio a região do centro de Portugal e da Serras de Aires Candeeiros: A gruta de Santo António.
Diferente da gruta de Alvados, a gruta de Santo António possui uma história um tanto curiosa sobre a sua descoberta, (adoro essas conversas para boi dormir).
Dizem que a gruta foi descoberta por volta de 1955 por um rapazinho, estou supondo ser um menino, o qual perseguiu o canto de uma ave por entre as vegetações rasteiras até o desaparecimento da ave por um algar com vários metros de profundidade o que seria a gruta de Santo António.
(Hello garotos, não reproduzam essas histórias nos dias de hoje. Nada de perseguir pássaros, cachorro ou qualquer um. Ficar perdido não é legal!)
Após a descoberta, a gruta de Santo António foi umas das primeiras a serem exploradas pelo turismo, claro, passando por algumas reformas para proporcionar segurança aos visitantes, mas, desde então, possui uma área visitável de 6000m2 com uma largura de 80 metros e altura de 45m.
Tudo isso distribuído em salas com inúmeras formações de estalactites e estalagmites concentradas, proporcionando um conjunto de belezas raras e naturais.
Eita, depois dessa aula de geológia, história, geografia e turismo, vamos visitar ás Grutas?
Se já foi, compartilha com a gente a sua experiência o que achou. Se as nossas dicas serviram, envie para aquele amigo chegadão que tem que conhecer as Grutas.
*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)
Vai de ônibus? Experimente a Flixbus
E não se esqueça do Seguro viagem!!
Hospedagem perfeita? Excelentes opções aqui
E não se esqueça do Seguro viagem!!